Os Desclassificados - 186
QUINHENTOS REAIS
Ela concordou fazendo um sinal com a cabeça, mas disse que teria que passar num shopping para tirar o dinheiro. Parece que até adivinhou o meu desejo por dinheiro vivo.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
01-10-2003
Os Desclassificados - 187
CHOVENDO NO MOLHADO
Saímos do restaurante com a mesma chuva chata que entramos e o meus sapatos voltaram a ficar encharcados quando fomos pegar o carro no estacionamento. Literalmente, estava me sentindo um pé frio.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
02-10-2003
Os Desclassificados - 188
CIGARRO DO DEPOIS
Logo que entramos no carro, ela acendeu um cigarro e me ofereceu um. Mesmo sem vontade, aceitei para cortar uma certa sonolência que estava sentindo com o estomago cheio. Para piorar, ela coloca um cd de música erudita para tocar e o banco do carro começa a parecer extremamente confortável.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
03-10-2003
Os Desclassificados - 189
PRAIA DE PAULISTA
Ela não estava mesmo afim de conversa e isso me fazia desligar aos poucos. Tentei ir fazendo as contas de como ia gastar os quinhentos reais, pensando em ser bem econômico no encontro da noite para sobrar dinheiro para pagar as contas na segunda feira.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
04-10-2003
Os Desclassificados - 190
2+2=5
Mesmo com os olhos hipnotizados pelo limpador de parabrisas, percebi que ela estava indo para o Shopping Iguatemi, sem dúvida a opção mais chique entre as disponíveis, mas que inviabilizava a idéia de me esticar no banco traseiro. Já tinha vivido experiências desagradáveis por dormir no carro no quarto andar do estacionamento do shopping.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
05-10-2003
Os Desclassificados - 191
RAMPA EM CARACOL
Ainda em silêncio, ela sinaliza para entrar no estacionamento elevado. Ela acelera já na primeira curva, talvez com a intenção de me acordar. Eu me sinto um tanto tonto, mas disfarço. Por azar, parecia que todo mundo resolveu ir ao shopping naquela tarde. Ela teria que subir bastante.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
06-10-2003
Os Desclassificados - 192
NÃO HÁ VAGAS
Pelo menos pude abrir o vidro para respirar melhor, mas só de ver aquele movimento no estacionamento, deduzi que entrar no shopping não ia me fazer muito bem. Olhei para ela que procurava uma vaga no terceiro piso e tive a impressão, por debaixo do óculos escuros e da expressão impassível, que fazia questão de me ignorar.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
07-10-2003
Os Desclassificados - 193
PET SHOP BOYS
Quando ela finalmente encontrou uma turma de mauricinhos saindo de uma vaga e encostou o carro, tentei pensar no lado positivo, o que naquele instante significava parar de ouvir o solo opiáceo de violoncelo e injetar um pouco de adrenalina nas minhas veias.
Juro que até fiquei com vontade de parar em frente a vitrine da pet shop, mas não acreditei que fosse adequado.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
08-10-2003
Os Desclassificados - 194
HOW INSENSITIVE
Ela caminhava apressada e decidida por entre os adolescentes que se amontoavam pelos corredores em pleno exercício de azaração explícita. Consumistas sem causa, cheguei a conjecturar, mas abortei logo qualquer tentativa de filosofar, concentrado em não perder o passo daquela mulher que não parecia se importar por eu não conseguir me colocar do seu lado.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
09-10-2003
Os Desclassificados - 195
ANDAR DE GAZELA
Apesar da pressa, Damila tinha um andar muito elegante e sensual, parecido com aquele das modelos internacionais. Na verdade, meio exagerado para um shopping, mas combinava com a trilha sonora. Aliás, era um sábado totalmente fashion com vários eventos simultâneos e um monte de figurinhas carimbadas passando. Quer dizer, que vi de passagem, pois além de correr o risco de trombadas e esbarrões, poderia perder a morena de vista.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
10-10-2003
Os Desclassificados - 196
MULTIDÃO MIX
Não deu outra: numa vascilada consegui a proeza de seguir o sobretudo errado de uma loura com uma boina parecida com a que Damila estava usando. Parei perto da escada rolante e tentei não aparentar nervosismo, mas tinha vontade de gritar.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
11-10-2003
Os Desclassificados - 197
EARTH WIND AND FIRE
Estava no olho do vulcão, mais por sentir que meu prestígio como detetive tinha ido para o esgoto do que por estar cercado de hormônio adolescente por todos os lados. Então vi a silhueta esguia de Damila passando no andar de baixo e sai correndo pela escada, atropelando meio mundo. Engraçado é que parece que ela não se deu conta de que eu havia me perdido.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
12-10-2003
Os Desclassificados - 198
DIGITE SEU CÓDIGO
Quando chegamos em frente ao caixa automático, virei educadamente de costas para ela ficar mais a vontade e até pensei que aquele gelo que eu estava sendo submetido poderia ser uma reação ao meu comportamento no restaurante. Completamente justificável.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
13-10-2003
Os Desclassificados - 199
INÚTIL CONTABILIDADE
Na minha situação atual, quinhentos reais poderia ser considerada uma pequena fortuna, mas que eu teria que gastar com sabedoria para render o máximo, não importando o que isso me custasse no uso de neurônios em cálculos antecipados. Nunca fui muito bom em matemática, mas meus instintos foram decisivos quando desviei minha atenção para a bela lolita que passava na minha frente com um short e um top mínimo, apesar do dia chuvoso.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
14-10-2003
Os Desclassificados - 200
MARCANDO EM CIMA
Ela terminou a operação de saque a tempo de me ver seguindo com os olhos famintos o movimento feminino do shorts da garota, mas não disse nada, só estendeu a mão com as notas dobradas. Claro que nem contei e coloquei no bolso, mas me senti um criminoso.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
15-10-2003
Os Desclassificados - 201
LADY MARMALADE
Já me considerava bem desperto, então perguntei para ela se poderia me deixar em casa, ela concordou com a cabeça e começou a andar para o estacionamento. Cheguei a pensar em convidá-la para um café, mas não achei que seria uma boa idéia. Então cantei mentalmente um antigo sucesso das Supremes, tentando acompanhar o passo veloz que ela caminhava até a escada rolante.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
16-10-2003
Os Desclassificados - 202
CAMINHO DA ROÇA
Passamos de novo pela pet shop e ai deu até para eu ver a cara suplicante de um filhote, quase implorando para alguém levá-lo dalí. Imagem que ficou reverberando na minha mente, enquanto Damila parecia mais apressada ainda no volante, voando entre os carros na chuva, agora um pouco menos intensa.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
17-10-2003
Os Desclassificados - 203
NADA A DECLARAR
Precisava combinar com ela sua perticipação no encontro da noite, mas não encontrava nenhuma entrada no assunto. Além disso, voltei a me incomodar com o mesmo interminável solo de violoncelo. Quando chegamos, me despedi pedindo para ela me ligar avisando se queria estar presente ou não. Ela novamente concordou com a cabeça e olhou para frente, então fechei a porta e tomei um caldo na calçada com sua saída rasante.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
18-10-2003
Os Desclassificados - 204
INTERIOR MONOCROMÁTICO
A primeira coisa que pensei, logo que entrei no carro, foi que estava sujando o carpete com os meus pés molhados. A segunda, logo depois que achei isso irrelevante, foi que ela manteve as golas do casaco levantadas até a orelha e estava evitando me olhar. Entretanto, perguntou como eu estava e onde gostaria de almoçar, ligando o carro e saindo devagar.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
19-10-2003
Os Desclassificados - 205
TUDO BEM NO ANO QUE VEM
Respondi que estava bem, embora não tivesse dormido nem me alimentado bem. Disse também que estava com muita vontade de comer uma lasanha, mas não disse porque. Ela sorriu e disse que eu teria que comer sozinho, pois no máximo, aguentaria uma salada bem leve. Foi a minha vez de sorrir.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
20-10-2003
Os Desclassificados - 206
CHEIA DE GRAÇA
Ela brincou, perguntando se esse problema de cama e mesa não iria interferir no meu encontro da noite. Eu notei que aquela fina ironia, também tinha o objetivo de arrancar a minha estratégia e se eu estava dispôsto a ir até o fim com a investigação. Eu disse que dependeria do almoço e depois, dos planos dela para a tarde. Bela resposta, ela comentou meio sem graça.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
21-10-2003
Os Desclassificados - 207
PEÇAS DE REPOSIÇÃO
Chegamos numa cantina italiana que eu já conhecia, mas há muito tempo não frequentava. O aroma do interior já começava a me embriagar, quando o maitre nos indicou uma das mesas perto da cozinha, cheguei a acreditar na existência de um paraíso terrestre.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
22-10-2003
Os Desclassificados - 208
GARFO E FACA
Nem quis ver o cardápio e pedi uma porção dupla de lasanha, o que levou o garçon a advertir que a porção simples era para duas pessoas, mas não conseguiu me fazer mudar de idéia. Damila, ainda sem tirar óculos, boina e casaco, pediu a salada e parecia se divertir com a cara surpresa do garçon.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
23-10-2003
Os Desclassificados - 209
PÃO E VINHO
Quando ele trouxe o convert, com pão italiano, azeite e sal, não resisti e comecei a sair da inanição. Damila pareceu não se importar com minha dedicação ao prato e, além de me observar calada, apenas tomou alguns goles de vinho, cuja tentação eu estava evitando. Por enquanto...
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
24-10-2003
Os Desclassificados - 210
A TRAJETÓRIA DE VÊNUS
A lasanha chegou muito rápido, afinal eu estava ainda na quinta fatia de pão, mas aquele molho à bolonheza estava muito convidativo para eu reclamar. Então aproveitei enquanto o garçon me servia, para dizer que Damila precisa decidir se queria estar presente no encontro, para eu poder escolher a maneira que identificaria Gil na Loirinha Fatal.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
25-10-2003
Os Desclassificados - 211
BABY ALFACE
No breve instante que desviei meus olhos da lasanha para falar com Damila, notei que ela se dedicava a retalhar algumas folhas de alface no seu prato e parecia pensativa. Lembrei que nunca antes tivemos um encontro tão silencioso.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
26-10-2003
Os Desclassificados - 212
MOMENTOS DECISIVOS
Meu estomago parecia estar tão agradecido com a refeição que não se importava com a velocidade que eu mandava mais trabalho para ele processar. Damila diz então, que ainda não sabia se era conveniente estar comigo no encontro e queria saber a minha opinião antes de se decidir.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
27-10-2003
Os Desclassificados - 213
GREVE DOS ANJOS
Achei melhor não dar a minha opinião sobre a presença dela antes de combinar um adiantamento para resolver a minha falta de verba para encarar o encontro. Nisso, eu já estava tomando o meu primeiro gole de vinho, depois do terceiro prato de lasanha.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
28-10-2003
Os Desclassificados - 214
O PECADO DA GULA
O garçon, que parece ter resolvido ficar de plantão próximo da mesa, só para conferir a minha performance, acende solícito o cigarro de Damila, que nem espera eu terminar a última rodada de massa. Eu ainda estou passando o pão sobre o molho do prato, quando penso na melhor maneira de pedir o adiantamento.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
29-10-2003
Os Desclassificados - 215
O IMPORTANTE É A ROSA
Ela dispara fulminante, entre uma tragada do cigarro, perguntando quanto eu queria de adiantamento. Parecia ter lido meus pensamentos, por isso, quase engasguei com o pão, mas num cálculo de raciocínio rápido, repliquei que uns quinhentos reais seria suficiente.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
30-10-2003
Os Desclassificados - 000
NEM SUSHI NEM SASHIMI
O desespero estava aumentando tanto que cheguei a cogitar de tentar um vale no bar do terreo, mas lembrei que nem tinha acertado a última feijoada ainda. Aliás, minha única refeição há horas... Decidi ver se não tinha sobrado alguma couve distraída ou coisa parecida. Eu já estava no limite.
Jack Stein
frankastein@ieg.com.br
31-10-2003
Last updated 27.10.2003