005QuiLoMBoLa CaFuSo
Os Caminhos de Baruch de Espinosa
Na minha viagem até aqui, eu pude ver diversas paisagens douradas de plantações de milho transgênico, parecidas com os trigais de Van Gogh, contrastando com os acampamentos do Movimento dos Sem Tempo na beira da estrada. A primeira refeição que fiz aqui, numa pensão modesta ao lado do hotel que me instalei, teve como sobremesa uma saborosa pamonha, que devorei meio desconfiado da cor dourada, mas ainda levei outra para viagem.
Encontrei o guia que procurava através de uma indicação do meu Livro Racional, seu nome é Juvenildo e esta em Marilena há quatro anos. Disse que conhece quase todos os Caminhos, porque seu pai tinha sido criado aqui e seu avô era neto de um vizinho do primo de um prefeito de Olinda, que por sua vez era descendente de holandeses.
Juvenildo era bem simpático e falante, achei que na pior das hipóteses, seria uma boa companhia, por isso contratei os seus serviços e combinei que depois do jantar, ele me encontraria no hotel para acertar os detalhes da viagem. Acertamos o preço em vinte reais por dia, mais as despesas.
Arthur Gotruth
radionave@ig.com.br
15-08-2003
Last updated 14.8.2003